Friday, December 28, 2007

China - A longa viagem

Hoje às 4 da tarde cheguei aqui em Macau, de onde escrevo... dia 28, sexta feira. Dia 15 pegamos um ônibus em Zhuhai para Guilin. 13 horas depois, manhã do dia seguinte, encontramos Mike, que foi nosso guia até o fim da estada na província de Guangxi. Visitamos o antigo palácio do príncipe-governador de Guangxi, dinastia Ming, acho. Depois pegamos um barco para Yangshuo, descendo o rio Li, para ver a magnífica paisagem... Que frio...
Em Yangshuo, mais que em Guilin, se vê lindos picos rochosos para todo lado. Explorar a redondeza, principalmente as vilas rurais de bicicleta foi uma das jornadas mais lindas que já percorri. A província também é a terra de várias minorias étnicas da China, e a cultura desses povos é muito interessante...
De volta a Guilin, pegamos um ônibus, supostamente de 20 horas para Xian. A viagem durou 25 horas. Não preciso dizer o quanto exausto fiquei depois disso... a dexisão de ir para Xian foi um pouco precipitada, mas uma boa decisão. Meu plano inicial era encontrar uma outra amiga e ir ver um "pouquinho" mais de minorias étnicas, de China antiga e de cenários naturais na província de Yunnan. Falhas de comunicação, e já estava em Xian quando ela finalmente decidiu ir... tarde demais.
Xian não me parecia tão interessante, porque os guerreiros de terracota seriam uma experiência de hora e só, não contínua. Mas me enganei. Não quanto aos guerreiros, mas sim porque Xian é uma cidade muito antiga, contendo muito mais do que só os guerreiros. Gostei muito de andar pelas ruas, cheias de majestosos edíficios em estilo tradicional para todos os lados. A cidade além disso ainda é circundada pela antiga muralha, e por um fosso. Acho que muitos já sabem do meu fascínio por fortificações antigas...
De Xian, 5 horas de trem até Luoyang, para visitar o templo Shaolin. Foi aqui que as dificuldades de linguagem foram mais críticas. 'Low season' (putz, que frio que estava lá...) para o turismo resultou em massas de taxistas, vendedores e agentes de turismo em cima da gente (grrrrrrr!!). Acabamos meio sem querer no meio de um grupo de turistas chineses, e fomos para um bando de lugares que nem sabíamos o que eram... A montanha SongShan, só descobri depois, é uma das montanhas mais sagradas da China, cheia de lugares sagrados budistas, confucionistas e taoístas... dentre os quais o templo Shaolin... aiaiai... é um lugar para se ver com muito mais calma, não em 4 horas.
Mas... como natal não tem muito a ver com budismo e kung fu, tudo estava planejado para chegarmos em Shanghai no dia do Natal. De Luoyang, 16 horas de trem até Shanghai. Shanghai, assim, como os detalhes das outras localidades, ficarão para um próximo post... De Shanghai 17 horas de trem para Guangzhou, depois 3 horas de ônibus para Zhuhai, cruzamos a fronteira e chegamos finalmente exaustos no nosso confortável lar, ainda temporário mas mil vezes melhor que um leito de trem...

13 dias