Wednesday, January 16, 2008

Mudança

Hoje é o meu último dia como estudante da Universidade de Macau.

Fora as tristes despedidas e grandes lições de vida, mudanças mais palpáveis podem ser enunciadas:

Dia 18 de fevereiro me registrarei como aluno da ZheJiang University. Estudarei chinês por seis meses. Seis meses me focando na única coisa que me fez sentido estudar nos últimos dias.
Essa universidade fica na província de ZheJiang, na cidade de HangZhou, a capital. Hangzhou é considerada a melhor cidade da China para se viver. O West Lake foi aclamado por séculos por poetas, artistas e turistas. A cidade, diz quem foi, é linda.
Além de tudo, a universidade é considerada a quarta melhor da China.
Também é onde minha avó estudou.
Lá pretendo comprar uma bicicleta e passear muito pelo West Lake e outros lugares. Mas o principal é estudar muito.

Mudanças essenciais do blog também ocorrerão. Provavelmente vou mudá-lo de endereço, e de nome. Mas também é possível que eu pare de escrevê-lo, pois as últimas vezes que estive na China não consegui acessar nenhum blog do blogspot.

A mudança de universidade me faz refletir sobre uma certa área de confluência conceitual entre independência e individualismo. É possível ser independente sem ser individualista? Como aceitar tantas despedidas e seguir em frente? Como seguir em frente sem se esquecer das pessoas de quem você ainda não teve que se despedir?

No comments: