Wednesday, November 28, 2007

Alto de Coloane

Hoje o post era para se chamar "A Estátua de A-Ma". Porque antes de ir ver essa estátua sabia que ia ter que andar uma boa subidinha... e só. Não sabia do mini-zoológico, dos museus agrários, das trilhas, das áreas de lazer, dos mirantes, dos esquilos e principalmente do templo "sem nome..." (pq não achei nenhuma informação sobre ele).
Bem longe dos cassinos, Coloane é um lugar bem interessante... Hoje foi apenas a quarta vez que fui para lá. Fazia um tempo que eu não ficava tanto tempo cercado de mato. É incrível a diferença que faz. Me deu saudade do sítio, e do interior de São Paulo... (Pacífico: a vista se perde tentando distinguir a linha do horizonte...)
Fiquei muito impressionado com o templo que fica logo antes do final da subida e da estátua. Ele é muito pouco citado, comparado com o Templo de A-Ma, o Templo Kun Lam e um outro templo em Coloane que já esqueci o nome de tão mixuruca que achei... Fiquei com várias dúvidas sobre esse templo porque ele tem um nível de detalhes e riqueza de visuais que já tinha desistido de procurar na China (por já ter estado em Beijing), quanto menos em Macau. Fiquei pensando que talvez esse templo tenha sido construído recentemente, e por isso tantos detalhes e relevos bem preservados.














O templo tem um formato retangular que lembra o do Templo Zu Lai, com um grande Salão de culto no centro, e edifícios laterais de dois andares com sacada. Me deu saudade de lá também...

E finalmente, a estátua da deusa A-Ma. Foi o final do dia, bem como tinha me programado. Pelo que li, a estátua foi construída toda em jade branco da melhor qualidade. Por causa do significado histórico, estando a deusa intimamente ligada à identidade de Macau ( deusa protetora dos navegadores e pescadores - vila fundada por pescadores / Macau, nome ocidental, possivelmente adaptação de A-Ma Go, significando baía da deusa A-Ma em cantonês), a estátua foi construída no ponto mais alto de Macau. Um bom lugar para ver o pôr-do-sol, pensei. "I want to reach the statue by sunset". De fato, cheguei lá e em 10 minutos o sol se pôs nas montanhas da China. Decepção, a vista da estátua só dava para o Leste, o Pacífico, e para o Norte, a ilha de Taipa. Mas tudo bem, a caminhada foi boa, tendo eu descoberto (um pouco tardiamente) uma parte totalmente diferente de Macau.

1 comment:

mitsuohara said...

Legal cara... confesso que tenho um pouco de inveja de não ter esse privilégio. Bom, não que não tenha coisas interessantes e bonitas para se ver por aqui, mas eu já estanquei e quase não saio mais para conhecer outros lugares. Bundão, é, pode dizer!

Imagino como deve ter sido esse dia e a sensação que vc teve, ou melhor, as sensações. Me acalma um pouco, sinto um que de satisfação e felicidade, além do encantamento. Nessas horas me vem a tona o "kindness, beauty and truth".

Legal cara, de verdade... nesse post dá para perceber o "olhar sutil", curioso, atento, observador, intrigado, fascinado. Acho que bem mais que nas fotos do ringo. Claro, algumas coisas não precisam de palavras para que se entendam, mas outras carecem de sentimento se não as damos nome.

Enfim, muito bom esse post...

O resto, nem preciso dizer.